Usando areia cosmética – Takashi Amano

Um layout com areia cosmética

 

Texto e fotos: Takashi Amano
Tradução e supervisão técnica: Aquabase Aquapaisagismo

Além de plantas aquáticas e substratos, diversos materiais de composição são usados ​​no Nature Aquarium. Como são materiais naturais, geralmente influenciam na qualidade da água e no crescimento das plantas aquáticas consideravelmente. Portanto, é importante compreender as características de cada material e combiná-los adequadamente com as plantas aquáticas ao produzir um layout.

for_cover

 

Existem cascalhos inertes e substratos férteis, cada um com seu próprio conjunto de características, entretanto, o material do substrato não deve alterar a qualidade da água original de um aquário. Se for cascalho marinho, por exemplo, o teor de carbonato de cálcio das conchas e fragmentos de corais contidos nele tendem a alcalinizar a água e aumentar a sua dureza. Esta qualidade de água não é apropriada para algumas plantas aquáticas. As plantas aquáticas estão acostumadas com a qualidade da água do seu habitat natural. Embora muitos tipos de plantas aquáticas possam ser cultivadas em aquários e se adaptam bem à água de pH neutro, outras são sensíveis a mudanças na qualidade da água. Muitas plantas de caule sul-americanas preferem água ácida e mole, e se desenvolvem bem em substrato terroso. Muitas têm uma tendência a desenvolver novos brotos mal formados ou com cores pálidas, se submetidas a água dura e alcalina. Portanto, no Nature Aquarium, os substratos terrosos como o ADA Aqua Soil são largamente utilizados, pois tornam a água ligeiramente ácida para o desenvolvimento saudável das plantas aquáticas.
As plantas aquáticas crescem muito bem no substrato ADA Aqua Soil, que é indicado para o cultivo de Glossostigma e Lilaeopsis, pois crescem densamente formando um carpete bem encorpado. No entanto, se o carpete se tornar muito denso, a planta não só prejudicará a aparência do layout, como ela própria começará a declinar a partir de sua parte inferior, local onde a luz não chega com qualidade.

 

Para melhorar essa condição, as folhas e os novos brotos devem ser podados com freqüência ou as plantas do primeiro plano devem ser replantadas quando atingem uma determinada espessura. Essa velocidade de crescimento acelerado nem sempre é positiva, pois a manutenção das plantas carpete requer muitos cuidados. O uso de areia cosmética ou cascalho inerte em primeiro plano foi concebido para resolver este problema.

04

A manutenção de um layout se torna muito mais fácil quando o primeiro plano é definido com um substrato de areia cosmética, pois nele as plantas aquáticas crescem muito mais lentamente, permitindo assim a retirada das eventuais plantas que insistirem em se desenvolver nas áreas delimitadas.

Entretanto, é importante que se use deste artifício somente na parte frontal do layout, usando substrato fértil nas demais porções do aquário (middle and background). Caso usemos apenas areia ou cascalho inerte em todo o layout, certamente o crescimento e o desenvolvimento das plantas serão praticamente nulos. Portanto é muito importante usar o Aqua Soil onde as demais plantas serão plantadas.

layout

Um layout belo e de fácil manutenção pode ser criado através do uso de plantas de crescimento relativamente lento como samambaias e Cryptocorynes Na porção intermediária, e o uso de plantas de caule na parte posterior do aquário.
O ponto-chave para um layout usando areia cosmética e substrato fértil é a criação de um substrato separado sem a sensação de uma divisão artificial entre eles, mantendo o substrato fértil sempre separado do substrato inerte.

Quando montamos um substrato, independentemente do tipo de material utilizado, geralmente criamos uma leve elevação onde a parte posterior do substrato fica mais elevada do que a parte frontal. Portanto, quando usamos a areia cosmética associada ao substrato fértil também devemos proceder da mesma maneira. Entretanto, caso os dois tipos de substrato não estejam perfeitamente escorados, a camada de Aqua Soil da parte posterior pode escorrer sobre a areia cosmética.
Para minimizar esta situação, recomenda-se o uso de rochas para conter a camada de Aqua Soil e assim evitar que ambos os substratos se misturem. Vale lembrar que estas rochas não precisam ser necessariamente tão atrativas e belas como as que usamos para elaborar um Iwagumi. Amarrar musgos ou Riccias nestas rochas também pode conferir um visual mais natural e agradável.

Atualmente vários tipos de substratos inertes estão disponíveis para este tipo de uso, porém a areia muito branca e fina faz com que a sujeira que se acumula em sua superfície fique mais visível e, portanto, é mais difícil para mantê-lo sempre limpo e bonito. Dê preferência para substratos com aparência mais natural possível como o Nile Sand ou Sarawak Sand da ADA, em vez do branco puro. Para manter o cascalho limpo, a sujeira deve ser aspirada para fora, usando uma mangueira fina, durante uma troca de água.

Sobre o layout
Os substratos cosméticos criam uma noção de espaço em um layout e sua cor clara torna o mesmo mais leve. Portanto, o uso de plantas de caule de cores vibrantes associadas com os substratos cosméticos resulta numa impressão mais leve, clara e colorida do layout como um todo.

Neste paisagismo, eu queria criar não apenas uma impressão forte, mas também um sentimento natural, por isso usei as plantas de sombra, como samambaias, musgos, Anubias, e Cryptocorynes na porção central do layout, onde os troncos constroem a composição. Desta forma, este arranjo com plantas de caule coloridas e plantas de meio verde escuro criaram junto com as sombras formadas, um contraste de cores e volumes definidos. Como no habitat natural, a combinação da área iluminada e a área escura enriquecem o layout.

É importante esconder a parte inferior e menos atrativa das plantas de caule utilizando troncos e samambaias. Desta forma, apenas a gema apical pode ser vista, e o layout parece mais bonito.

A escolha dos peixes também é muito importante para compor o layout harmoniosamente. Neste caso, o espaço criado pelo substrato cosmético se tornou na “pista de dança” dos felizardos Tetras.

 

________________________________________________________________________________________

 

Ficha Técnica

 

Aquário:             Cube Garden    120 x 45 x 60 (cm) CxLxA.

Iluminação:       2 Luminárias ADA Solar I (NAMH-150W Green).

Fotoperíodo:     10 horas por dia.

Filtragem:           Canister ADA Super Jet Filter ES-1200 (Bio Rio, NA Carbon).

Substrato:          Aqua Soil, Forest Sand Blanco, Power Sand Special L, Bacter 100, Clear Super, Penac W, Penac P, Tourmaline BC

CO2:                    Difusor ADA Pollen Glass Beetle 40, 4 bolhas por segundo via CO2 Beetle Counter.

Aeração:             14 horas por dia após as luzes se apagarem, com Lily Pipe P-4.

Fertilização:       Brighty K; Green Brighty STEP2.

TPA:                     1/3 do volume total por semana.

Parâmetros da água: temperatura: 25°C;  pH:6.8; GH: 20mg/l.

 

01        2  03        3  02

 

Foto 1 – Desenhe linhas no fundo do tanque para auxiliar e trabalhe o layout do hardscape (troncos ou rochas). Uma vez que a composição foi decidida, tire o hardscape e comece  a montar o substrato .

Foto 2 – Substrato usando areia cosmética e Aquasoil. O uso de um papelão ou cartolina na intersecção da areia e do Aquasoil para separá-los, irá ajudar a manter seus limites bem delimitados. Apenas removê-lo quando os mesmos já estiverem aplicados.

Foto 3 – Na divisa da areia com o  Aquasoil, escore o substrato usando pequenas pedras com musgos devidamente amarrados. No fundo, use várias plantas de caule e na porção intermediária do layout, fixe musgos e Microsoruns nos troncos. Plantas de sombra como Cryptcoryne são adequadas para as área de sombra abaixo dos troncos.

 

5 dias após o plantio. Já se pode observar que o trabalho de troncos compõe o foco principal do layout. O uso desta composição no meio do layout é muito importante para se esconder as partes inferiores das plantas de caule colocadas no fundo do layout.

 

05

O layout apresentado nesta material foi elaborado em um seminário para distribuidores internacionais dos produtos ADA no Nature Aquarium Gallery, em Niigata. A Aqua Design Amano realiza estes eventos para fornecer Know-How e fascinar seus parceiros através do Nature Aquarium.