A evolução do aquário de água doce

A Aquabase e o Aquapaisagismo

O aquarismo dulcícola mundial evoluiu radicalmente nos últimos anos, graças ao aprimoramento de novas técnicas de manutenção e o constante desenvolvimento de equipamentos e produtos específicos.

O uso de injeção de CO2 , sistemas de filtragem inéditos, substratos férteis, novas tecnologias de iluminação entre outros, proporcionaram ao aquarista a manutenção de plantas saudáveis tal qual na natureza, visto que anteriormente, as plantas definhavam logo após o término de suas reservas naturais.

Uma vez resolvido o problema da manutenção de plantas saudáveis, faltava ainda conseguir reproduzir a harmonia das paisagens naturais.

Surge então, o Aquapaisagismo, que aliando técnicas de cultivo e estudo de formas, resgata para dentro de tanques de vidro a magia e o encanto da natureza.

The journey between the mountains - 2010

Surge então, o Aquapaisagismo, que aliando técnicas de cultivo e estudo de formas, resgata para dentro de tanques de vidro a magia e o encanto da natureza.

Isto posto, podemos concluir que o aquapaisagismo é a união da experiência, obtida através da prática, com o talento pessoal, estudo e dedicação, que resultam em verdadeiras obras de arte.

Atualmente, graças a internet e a publicações especializadas, o aquarista brasileiro já assimilou o caráter visual do aquapaisagismo. Consegue identificar boas montagens e aprecia sua plasticidade. Entretanto, o sucesso de um aquário plantado se deve a uma série de variáveis e diversos conceitos a serem aplicados, que na maioria das vezes se não usados corretamente, causam grandes transtornos, resultando no insucesso da empreitada. A frustração e os repetidos fracassos acentuam o conceito errôneo de complexidade, o que muitas vezes, faz com que o aquarista abandone o hobby.

O que se observa, é que ao primeiro contato com o aquapaisagismo o hobbista inexperiente busca atingir o sucesso desordenadamente sem seguir nenhum preceito, nem tão pouco técnica ou planejamento, baseado apenas no seu conceito visual e bom senso. Mesmo aqueles que já detem as técnicas de cultivo das plantas aquáticas, não conseguem obter grandes resultados, pois ainda não possuem o conhecimento teórico sobre composição, proporção, layout, formas, cores, texturas, etc.

Foi pensando nestes aspectos, e inclusive já passando por estas experiências negativas, que a Aquabase proporciona a seus clientes soluções para as mais diversas necessidades, desde uma simples consultoria até grandes montagens e sistemas automatizados.