Como criar um layout estilo Iwagumi – TAKASHI AMANO


Texto e fotos: Takashi Amano
Tradução e supervisão técnica: Aquabase

“Os ocidentais muitas vezes veem o Japão como um país místico. Ouvi dizer que no exterior, o Nature Aquarium que eu crio é muitas vezes chamado de Aquario Zen. Eu acredito que nestes casos a palavra “Zen” refere-se ao Zen Budismo.  O Nature Aquarium pode às vezes ser chamado desta forma por causa da forte semelhança que os  layouts estilo Iwagumi possuem com os jardins japoneses secos, chamados de Karesansui. Muitos associam um Iwagumi com o Karesansui, e depois o Karesansui com o Zen Budismo.

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Foto 1 – Bons exemplos para layouts estilo Iwagumi estão na natureza, em não em um jardim. Quanto melhor você observar a natureza, melhor será a técnica refletiva em seu Iwagumi.

No entanto, quando eu crio um Iwagumi, eu nunca conscientemente o associo com um Karesansui ou com os tradicionais jardins japoneses. Medito com frequência em templos zen-budistas e logicamente vejo muitos jardins de pedras, por isso, sinto que algo não está certo em relacionar Iwagumi s e esses jardins. Francamente, eles parecem artificiais para mim.
Eu busco constante inspiração no cenário natural, em rios e oceanos, florestas e montanhas. Eu desenvolvi o estilo Iwagumi por estudar diversos tipos de paisagens formadas naturalmente por rochas. Eu posso ser inconscientemente atraído pelas paisagens rochosas, por causa da minha sensibilidade japonesa.

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 – Um bom Iwagumi com aparência natural é produzido dispondo rochas em posições que levem em conta o fluxo natural de um rio. Tenha sempre o “nagarê” em mente.

As expressões de Karesansui também podem ter sido baseadas na paisagem natural. No entanto, no caso dos jardins de rochas dos templos Zen sua aparência natural pode ter sido perdida acidentalmente ou sem permissão, devido ao longo período que ficaram submetidos à manutenções e intempéries. Neste caso pode ser que foi dada importância somente para a beleza estética ou para o espiritualismo Zen, e seus projetos aos poucos, afastaram-se da representação da natureza.
Existem muitos jardins magníficos no Japão e eu amo visitá-los, mas muitas vezes me desaponto com muitos dos arranjos de rochas destes jardins.

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Foto 3 –  Rochas Seiryu-Seki produzem uma desejada impressão que foram erodidas  pelas ondas do oceano. O trabalho do substrato é importante para criar uma sensação natural em um layout.

Um ponto-chave para criar uma aparência mais natural em Iwagumis é ter em mente a imagem do fluxo da água na montagem, que chamamos de “nagarê”. Quando avalio os aquários inscritos em concursos e percebo que o layout foi criado sem levar em consideração o fluxo do aquário, instintivamente acho estranho e imediatamente minha avaliação tende a ser bastante crítica. Esta sensibilidade com relação ao “nagarê” do aquário pode se tornar mais evidente quando se aprecia e observa mais cenários naturais. Eu uso paisagens de rios e oceanos como referência, principalmente quando idealizo layouts estilo Iwagumi.
O cenário de um rio oferece muitas referências úteis para o arranjo de rochas, desde a moldagem do substrato, como as rochas são posicionadas pelo fluxo de água e como pequenas pedras e areia acumulam em torno das grandes rochas. Paisagens acidentadas são encontradas ao longo de uma costa rochosa, que são erodidas naturalmente pela força das ondas que continuamente se chocam sobre as pedras. Essas rochas estão frequentemente relacionadas com a areia também.

Eu incorporei uma técnica para a formação de rochas em um layout estilo Iwagumi no Nature Aquarium.

Quando eu produzo um Iwagumi que se propõe a representar uma paisagem do oceano, quase sempre eu uso rochas tipo Ryuo-Seki , com formas irregulares. Rochas de rio com superfícies lisas não combinam com a imagem da paisagem acidentada dos oceanos. Já as rochas Manten-Seki têm formas angulares, mas não têm textura na superfície. As Ryuo-Seki são as que se encaixam melhor. No entanto, não é qualquer Ryuo-Seki  que será adequada. A chave é selecionar aquelas com formas geralmente semelhantes e com mesma textura, ou seja, devem ter a mesma unidade visual. Eu coloco então sobre uma fina camada de substrato, todas as rochas escolhidas com cuidado, certificando que a textura da superfície e as ranhuras estejam direcionadas para o mesmo sentido, produzindo uma sensação de continuidade. Se isso for ignorado, irá produzir uma impressão artificial e vai estragar o senso de uniformidade das rochas.

Após dispor as rochas, o restante do substrato é colocado entre elas para produzir um layout levemente inclinado, que também confere uma aparência natural, e dá um embasamento, como se as rochas estivessem conectados no solo. Outro ponto chave que harmoniza o iwagumi é sempre o uso de peixes esguios e cardumeiros, sempre respeitando a proporção final da composição.”

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Foto 4 – A impressão de um layout Iwagumi muda quando o mesmo é observado de diferentes  ângulos. Cardumes de peixes pequenos e esguios são ideais para compor o cenário em Iwagumis.

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Set Up  (fotos 1 e 2)

Aquário: Cube Garden 180 x 60 x 60 cm (CxLxA) – 648 litros.

Iluminação: Luminária ADA Solar I (NAG-150W-Green) x 3 unidades, ligadas durante 10 horas por dia.

Filtro: Canister ADA Super Jet Filter ES-2400 (Bio Rio L, NA Carbon).

Substrato: Aqua Soil Amazonia, Power Sand L, Bacter 100, Clear Super, Tourmaline BC, Penac W e  Penac P.

CO2: Difusor de CO2 Pollen Glass Beetle 50, 6 bolhas por segundo com contador de bolhas Beetle Counter.

Aeração: 14 horas após o término do foto período,  usando Lilly Pipe P-6.

Aditivos: Brighty K; Green Brighty STEP2; ECA.

TPA: 1/3, uma vez por semana.

Parâmetros da água: Temperatura: 25 º C; pH: 6,8; GH: 20 mg / l

Flora:

Eleocharis vivípara
Eleocharis acicularis

Fauna:

Paracheirodon simulans
Otocinclus sp.
Crossocheilus siamensis
Caridina japônica

 

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Set Up (fotos 3 e 4)

Aquário: Cube Garden Clear 12x45x60 cm (CxLxA)

Iluminação: Luminária ADA Solar I (NAG-150W-Green) x 2 unidades, ligadas durante 10 horas por dia.

Filtro: Super Jet Filter ES-1200 (Bio Rio M, NA Carbon).

Substrato: Aqua Soil Amazonia, Power Sand L, Bacter 100, Clear Super, Tourmaline BC, Penac W e Penac P.

CO2: Difusor de CO2 Pollen Glass Beetle 40, 6 bolhas por segundo com contador de bolhas Beetle Counter.

Aeração: 14 horas após o término do foto período,  usando Lilly Pipe P-4.

Aditivos: Brighty K; Green Brighty STEP2.

TPA: 1/3, uma vez por semana

Parâmetro da água: Temperatura: 25 º C; pH: 6,8; GH: 50 mg / l

Flora:

Echinodorus tenellus
Glossostigma elatinoides

Fauna:
Hemigrammus armstrongi
Otocinclus sp.
Crossocheilus siamensis
Caridina japonica